Relembrando os “SmackDown Six”

Saiba como Edge, Rey Mysterio, Kurt Angle, Chris Benoit, Eddie e Chavo Guerrero, liderados por Paul Heyman, fizeram história, formando os “SmackDown Six”.

Voltando para 2002, a WWE estava em um lugar muito diferente. A wCw havia sido absorvida, ECW falido, TNA era apenas uma ideia de Jeff Jarrett. Então a WWE decidiu que para criar mais competição, RAW e SmackDown seriam brands separadas, com seu rosters separados, além de staff e eventos ao vivo separados.

SmackDown Six - Chris Benoit, Kurt Angle, Edge, Rey Mysterio, Eddie Guerrero e Chavo Guerrero
O experimento foi um sucesso, surgiram várias estrelas que não até então não tinham muita chance. No início, o SmackDown era superior e muitos dizem que foi graças à visão engenhosa de Paul Heyman, responsável pelos “SmackDown 6“.

Certa vez, Paul Heyman citou no podcast “Talk Is Jericho” de Chris Jericho, que o SmackDown foi inovador. Quando a audiência do RAW começou a cair em 2002, todas as atenções se voltaram para o SmackDown. Paulo Heyman se tornou escritor principal do show. Com “Stone Cold” Steve Austin indo embora e The Rock em Hollywood, faltavam estrelas ao RAW. Chris Jericho foi mandado ao RAW logo após a extensão. Então Heyman, furioso, pediu dois lutadores para o SmackDown, Eddie Guerrero e Chris Benoit. Dois lutadores sólidos que ele podia usar para ajudar a brand. Vince McMahon e outros membros do departamento criativo riram na cara de Heyman pela troca, mas Heyman tinha grandes ideias.

Ele sabia que tinha de proteger Brock Lesnar, que era o campeão do momento. Então se concentrar em seis caras que poderiam trabalhar juntos e iriam gerar inúmeras combinações, fortalecendo a brand em si, mesmo sem competirem por um título mundial sozinhos. Imediatamente tivemos a junção de Chris Benoit e Kurt Angle, os dois melhores wrestlers puros da história. Heyman então viu potencial em Edge e Rey Mysterio, o mesmo com Eddie Guerrero, que tinha uma química incrível com seu sobrinho Chavo Guerrero.



Uma das coisas únicas sobre os “SmackDown Six” era o fato de que todos os lutadores envolvidos já tiveram algum confronto no passado; Eddie Guerrero já teve rivalidades com Chris Benoit, Rey Mysterio e Chavo tiveram uma rivalidade extensa na wCw, além de Chavo já ter lutado contra Edge. Chris Benoit também teve rivalidade com Eddie na wCw, além de Kurt Angle na WWE e assim por diante.

Como os títulos de tag team eram exclusivos do RAW, e com a divisão de tags em crescente no SmackDown, um torneio foi criado para determinar os novos campeões de tag team no SmackDown. O pay-per-view No Mercy 2002 tinha Edge e Mysterio contra Benoit e Angle nas finais. Benoit e Angle conquistaram os títulos. No Survivor Series daquele ano todos os seis se enfrentaram em uma triple threat tag title match, com Los Guerreros (Eddie e Chavo), vencendo. Isso provocou o início do desmembramento de Angle e Benoit, que viriam a ter uma grande rivalidade pelo WWE title.

Todos os seis ali mostraram suas capacidades de main eventers. Quatro deles seriam campeões mundiais nos próximos 4 anos. Chavo venceu o ECW title em 2008. Edge se tornaria um dos grandes nomes na história do SmackDown, até ser transferido para o RAW em 2007, mesmo assim, com algumas voltas ao SmackDown, como na rivalidade contra Undertaker, Edge viria a ser uma das faces do SmackDown, até sua aposentadoria prematura, em 2011. Os “SmackDown Six” provaram que um booking competitivo de tag teams ajudou a criar estrelas, enquanto o alto escalão não tinha planos para eles.

Publicidade

Publicidade

O que aconteceu com os SmackDown Six?

SmackDown Six - Chris Benoit, Kurt Angle, Edge, Rey Mysterio, Eddie Guerrero e Chavo Guerrero Champions
Bom, muita coisa. Los Guerreros venceram os WWE Tag Team CHampionships mais uma vez, tornando-se a única equipe do “SmackDown Six” a vencer os títulos duas vezes. Enquanto Rey Mysterio venceu os títulos mais três vezes, com Rob Van Dam, Eddie Guerrero e Batista. Como já citado, todos venceram ao menos um título mundial. Eddie Guerrero venceu o WWE Championship, após derrotar Brock Lesnar. Chris Benoit venceu o World Heavyweight Championship, derrotando Triple H e Shawn Michaels. Kurt Angle, Edge e Rey Mysterio iriam vencer tanto o WWE title quanto o World Heavyweight title mais de uma vez. Além de terem vencido o United States title, Intercontinental title, Cruiserweight title e os World Tag Team titles.

Além disso, três do “SmackDown Six“, Edge, Rey Mysterio e Chris Benoit venceram uma das lutas mais importantes na WWE, a Royal Rumble Match (Edge em 2010, Rey Mysterio em 2006 e Chris Benoit em 2004 – apesar da WWE ignorar a vitória deste último). Rey Mysterio detém o recorde de lutador que durou mais tempo na luta, 62 minutos e 12 segundos. Enquanto Chris Benoit ao lado de Shawn Michaels são os dois únicos a entrarem como número um e vencerem a luta. Depois de uma carreira sólida na WWE, Kurt Angle foi para a TNA em 2006 e desde então cimentou um grande legado, vencendo vários títulos.

Além de todas essas façanhas, dois deles ganharam credenciais de lendas, dois do “SmackDown Six” entraram para o Hall of Fame da WWE. Edge em 2012 e Eddie Guerrero (postumamente) em 2006, e falando nisso, agora chegamos a parte triste sobre o lendário grupo.

Eddie Guerrero e Chris Benoit
Dois do lendário grupo faleceram, Eddie Guerrero em 2005 e Chris Benoit em 2007, de forma trágica que todos estão cansados de saber. Isso manchou todo o legado de Chris Benoit, que sempre foi um dos melhores. Embora nenhum fã consiga aceitar o que ele fez, ao assistir cada luta de Chris Benoit, você percebe o quanto ele amava o que fazia e como se entregava, talvez por isso tenha sido constatado que as lesões sofridas em seu cérebro, deixaram o mesmo como o cérebro de uma pessoa de 85 anos com Alzheimer.

Edge teve de se aposentar precocemente em 2011, devido a lesões sofridas ao longo dos anos, sendo indicado ao WWE Hall of Fame. Chavo Guerrero pediu demissão em 2011, Kurt Angle foi para a TNA. Rey Mysterio foi o último a sair, tendo lutado na WWE até 2014, e devido a várias lesões seguidas, nunca conseguiu se estabilizar de 2011 até o presente. Agora continua lutando por outras federações e comparecendo a eventos.

Sem dúvida o SmackDown! durante o tempo em que essas lendas o representaram foi melhor que nunca. Com uma abordagem simplista, McMahon deixou que Paul Heyman trabalhasse de sua forma e ali ele mostrou o grande visionário e booker que hoje todos sabemos que ele é. Ele viu o futuro nesses seis homens, quando muitos não viam. E eles se tornaram lendas que serão sempre lembradas no mundo do pro-wrestling.

Criar estrelas em grupos é um trabalho simples, como vimos recentemente com a SHIELD e a Wyatt Family. Dada a devida atenção para a tag team division, é fácil criar grandes nomes, veja os resultados da junção entre Damien Sandow e The Miz. O futuro é sempre sobre aprender com o passado, e a lição que os SmackDown Six deram é algo que pode ajudar a WWE.

Publicidade


O site WWEBrasil.com.br foi criado com a proposta de fornecer ao leitor os melhores artigos sobre pro-wrestling, em especial sobre a WWE.

Leia também

  • Cookiller

    Saudade desse SD.