Por que a wCw acabou?

A wCw conseguiu ser a maior empresa de pro-wrestling mundial durante algum tempo. Mas mesmo assim acabou, confira agora vários motivos pelos quais a wCw morreu.

A wCw conseguiu ser a maior empresa de pro-wrestling mundial durante algum tempo. Tudo corria bem, venciam a WWF na audiência com folga. O que poderia dar errado? Pois é, com a genialidade de pessoas como Eric Bischoff, Kevin Nash, Hulk Hogan e principalmente Vince Russo, a wCw faliu. Confira agora vários motivos pelos quais a wCw morreu.

Estrelas wCw, Ric Flair, Hulk Hogan, Bill Goldberg, Sting, Randy Savage e Kevin Nash
Chris Benoit deixou a empresa quando era WCW Champion. Ele se ofereceu a perder o titulo, mas os bookers disseram pra ele somente ir embora. Alguns no backstage questionaram a decisão, e foram ditos que “Benoit é um anão que nunca venderá nada”. Eddie Guerrero, Dean Malenko e Perry Saturn saíram da companhia ao mesmo tempo. Apesar de terem sido midcarders por quase toda suas carreiras na WCW, o debut do grupo no RAW teve 6.59 de rating, contra 2.79 do Nitro. O pico de rating desse mesmo RAW foi durante o main event, onde Saturn, Guerrero, Malenko e o “anão” Benoit estavam envolvidos. A luta teve um rating de 8.1.

• WCW clamava que o CD (que não existia) da stable Three Count já tinha alcançado a marca de disco de platina. Quando em kayfabe lançaram seu segundo CD, afirmaram que o disco tinha vendido ainda mais, e que tinha chegado a ser disco de ouro (pra quem não sabe, disco de platina > ouro).

• No segundo show com Russo no comando, Bret Hart invadiu uma luta entre Juventud Guerrera e Psicosis. Nenhum dos dois sabiam que Bret ia invadir, e até hoje ninguém sabe porquê Bret interferiu naquela luta.

Tony Schivone anunciou que Mick Foley ganharia o WWF Title no RAW. No outro dia, ratings mostraram que mais de 300 mil pessoas mudaram de canal pra assistir o momento no mesmo instante do anuncio.

• Hogan forjou uma lesão pra faltar em gravações do Nitro e alegou que os ratings caíram pq ele não estava lá. Pouco depois, deram o WCW Championship pra ele.

• O winning streak de Bill Goldberg estava ganhando popularidade e as pessoas estavam indo aos house shows em mais números do que nunca. Cartazes apareciam na audiência com os exatos números de vitórias de Goldberg, incluindo as em house shows. Tudo estava bem e todos estavam animados, até que a WCW resolveu colocar mais vinte vitórias na contagem sem mais nem menos. As pessoas pararam com os cartazes porque se perdiam com números adicionados sempre e o publico de house shows diminuiu.

• WCW passou semanas anunciando o debut do wrestler THE MACHINE. Ele lutou contra Diamond Dallas Page, perdeu, e nunca mais apareceu na TV.

Booker T e Big T feudaram pra ver quem poderia possuir a letra T.

Scott Steiner fez uma promo sem script, e nela criticou Flair, disse que a WCW era horrível e fez referências sobre o público preferir assistir Steve Austin. Ele foi punido da seguinte forma: foi suspenso, mas só do Thunder, e foi mandado pra casa, recebendo salário.

• WCW falsificava as enquetes em seu site, e quando as pessoas votavam em Billy Kidman vs. Rey Mysterio para luta da noite, os votos iam pra Hogan vs. Sid. Hogan usava isso como evidência de que Rey e Kidman não encheriam nem um estacionamento de mercado lutando.

• Hogan dizia que ninguém na indústria com menos de 40 anos venderia algo. Ele disse isso no meio da Era Austin, onde Stone Cold se tornou o maior draw da história do wrestling, no meio de seus trinta anos. Goldberg foi o maior draw no ano anterior, e também tinha bem menos de 40 anos.

• Bonecos de Chris Jericho às vezes eram vendidos dentro de embalagens com os nomes Nash ou Hogan, e assim parte do dinheiro não ia para Jericho e sim para eles.

• Vince Russo chegou a declarar que falhou como booker da WCW porque Ted Turner não queria que ele chamasse mulheres de gordas.

David Arquette se tornou WCW Champion.

• Apesar das imensas vendas de máscaras, Eric Bischoff decidiu que era melhor tirar a máscara de Rey Mysterio, que assim ele seria um main eventer de verdade. Depois de desmascará-lo, Rey ficou perdido no midcard.

• Vince Russo perdeu seu emprego quando quis Tank Abbott como WCW Champion.

• WCW não demitiu Scott Hall mesmo depois de ele não aparecer no main event de um PPV.

Sid foi derrotado por count out numa Falls Count Anywhere.

• Quando Kevin Nash era booker, ele decidiu que estava na hora de acabar com o streak de Goldberg. O wrestler escolhido por ele foi ele mesmo.

• WCW desistiu de manter Scott Hall sóbrio, então mandou ele fazer promos fingindo que estava bêbado como parte de sua gimmick. Scott Hall não apenas fingiu, mas fez promos bêbados onde ninguém entendia nada.

• WCW pagou 25 mil dólares pro James Brown aparecer por dois minutos e dançar em um pay-per-view. A participação não foi anunciada, e as vendas não aumentaram, pois ninguém sabia que Brown estava lá!

• Ric Flair era sempre humilhado quando estavam perto de sua cidade natal, para que assim pudessem alegar que ele não era aplaudido nem perto de onde nasceu, e não seria em lugar nenhum.

• Russo propôs uma storyline onde Nash faria de Hall o number one contender. Hall mais uma vez não compareceu pois estava bêbado na Florida. Nash fez dele mesmo number one contender e ganhou o título. Nash chegou a ter medo de sair de casa nesse ponto devido ao tanto de wrestlers e espectadores que o odiavam.

• Bischoff às vezes fazia wrestlers gravarem segmentos dizendo que queriam sair da empresa, e então mais tarde os demitia, dizendo que foram eles que pediram. Grande parte do backstage ficou perplexa.

• Vince Russo fez dele mesmo WCW Champion.

• A promo de debut de Ultimate Warrior durou 20 minutos a mais do que deveria. Ele começou a dizer coisas que não estavam no script como “vencer Hogan foi fácil, todo mundo consegue” sendo que ele deveria estar deixando o publico animado pra uma luta onde ele enfrentaria Hogan novamente. Várias mudanças ocorreram durante o show graças aos 20 minutos perdidos.

• A política de lesões da WCW era que se um wrestler estivesse machucado por um longo período, eles podiam cortar o salário no meio. A ideia era fazer com que parassem de forjar lesões e continuar recebendo. A ironia é: Hogan continuou forjando lesões tendo um contrato onde essa cláusula não se aplicava, enquanto outros wrestlers tinham que voltar a lutar antes de se recuperarem completamente pra não perderem seu dinheiro.

• Em 1999 eles não anunciaram nenhuma luta para um pay-per-view. A sinopse dizia “Ninguém sabe que luta vai ter. Compre!”. O pay-per-view teve o pior numero de vendas do ano.

• Quando Nitro deixou de ter três horas pra ter duas, eles começaram a ter seu show exibido sem competir diretamente com a WWE. Eles acharam que o rating subiria de 3.29 da semana passada. O rating foi, novamente, 3.29.

• Em 1997, Bischoff disse a todos no backstage que a WWE estava em crise e que estaria em falência dentro de seis meses, para que ninguém pulasse pra rival.

• Hogan fez alguns segmentos com Warrior aparecendo somente pra ele no espelho. O problema é que todo mundo em casa e no estádio também via Warrior enquanto o resto do roster fingia não ver.

• Durante toda a história da WCW, o pay-per-view Road Wild nunca gerou lucro nenhum a eles, pois o total de vendas era de exatos zero dólares.

• Durante o seu fim, a WCW não permitia que fãs de wrestlers entrassem na Universal Studios, pois tinham medo que seus faces fossem vaiados.

• Uma luta entre Sting e Vampiro foi bookada, e terminou quando Sting caiu da ramp num buraco, onde fingiu morrer. Os comentaristas imitaram de forma idêntica o que os narradores da WWF falaram quando Owen Hart faleceu. O angle também aconteceu na mesma arena da morte de Hart.

Davey Boy Smith foi demitido pois a WCW achava que ele estava forjando lesões. Na realidade, Davey Boy Smith na época poderia nunca mais voltar a andar.

• Um fã fantasiado de Sting invadiu uma luta, e os narradores, acostumados com mudanças ocorrendo de ultima hora, começaram a narrar como ele realmente fosse o Sting.

• Goldberg comeu o contrato de Scott Hall em um programa. A ideia era que Hall ficasse como free agent, já que não tinha mais um contrato com a empresa, mas nada aconteceu e Hall continuou a aparecer normalmente.

• O plano de Russo em 2000 era contratar Warrior, porque em suas palavras “não há ninguém no mundo que não queira assistir Warrior vs. Goldberg!”

• O wrestler The Wall é um dos únicos wrestlers na história da WCW a dar kick out depois do leg drop de Hogan.

• Num certo ponto, devido a não saber o que fazer, Bischoff e Russo decidiram passar uma edição best of do Nitro. Os narradores anunciaram como “veja como a WCW COSTUMAVA a ser legal!”

• Depois do incidente com o fã de Sting, a WCW contratou um homem pra se fantasiar de Sting e tentar invadir uma luta de Hogan, só pra que assim Hogan pudesse bater nele.

• Em uma das ideias geniais de Nash como booker, em uma luta non-tile entre Sting e Goldberg, Goldberg venceu. Os comentaristas disseram que era non-title, o announcer disse que era non-title, Goldberg pegou o belt e comemorou. Goldberg apareceu no seguinte programa como champion.

• Russo decidiu fazer uma storyline onde Bret Hart passava por cima de Sid com um caminhão. Na mesma semana, Sid apareceu de novo sem nenhum arranhão, desafiando Bret por tê-lo atropelado.

• Sid Vicious disse que precisava lutar de forma mais real. Na luta seguinte ele quebrou sua canela no meio, durante uma luta.

• Vince tinha um certo ‘fetiche’ por lutas ‘on-a-pole’. Enquanto era booker, bookou ‘aparelho de ginástica on a pole’, ‘jaqueta de couro on a pole’, entre outras.

• Scott Hall decidiu fazer uma promo sem script onde ele dizia que a WCW ia suspendê-lo se ele falasse as palavras “Hey yo” mais uma vez. A promo não fez sentido, e ele ainda disse Hey yo várias vezes durante a mesma promo.

• Russo queria que a companhia fosse mais realista. Ele fez um segmento no backstage onde Buff Bagwell e Scotty Riggs discutiam o planejamento do booking de uma luta, onde no final Bagwell seria pinado. Na luta, mais tarde, Bagwell venceu. Isso iniciou a feud Bugg Bagwell vs. Os Bookers.

• Warrior assinou um contrato de um milhão de dólares pra aparecer no máximo cinco vezes por mês.

• Bischoff certa vez resolveu fazer um teste de dopping no roster, e disse pra Steiner fingir alguma lesão e não comparecer no dia. A noticia vazou, e na luta seguinte de Steiner, a plateia começou um imenso chant de “STEROIDS!”. Bobby Heenan, nos comentários, disse que “nunca viu uma plateia tão empolgada em sua vida!”.

• Em 94, Hogan e Bischoff saiam pra gastar o dinheiro da WCW na noite. Uma vez chegaram a gastar dois mil dólares em uma barraca de sushi.

• Ric Flair esteve envolvido em uma promo em que ele era espancado e deixado num campo. Um homem por perto o acharia e o levaria pra arena em sua caminhonete. Os comentaristas por alguma razão, ainda não eram autorizados a ver os segmentos gravados antes do programa, e então quando Flair fez seu retorno triunfante, eles começaram a comentar o quanto Ric Flair estava bêbado.

• Em uma luta, Sting venceu Lex Luger por pinfall depois aplicar um suplex e jogá-lo dentro de uma piscina.

• Na edição de 17 de abril de 2000 do Nitro, eles anunciaram que agora na WCW só haveriam verdadeiros vencedores e perdedores, pois todas as lutas seriam no-DQ. O problema é que na mesma noite, três lutas terminaram em DQ.

• Thunder, o programa gravado da WCW, exibiaria a match a Sting vs. The Villanos como main event. No começo do programa foi exibido o fim da luta, e no final do programa o começo.

• No mesmo programa, Sting derrotou Harlem Heat 2000 em uma no-DQ match, por DQ.

• Em 24 de abril do mesmo ano, houve uma first blood match entre Vampiro e Sting, que terminou em empate quando caiu sangue do teto na cabeça dos dois.

• No programa seguinte, Sting apareceu no ringue, ainda coberto de sangue, depois de quase uma semana. Parece que Sting não toma banho.

• Em uma outra vez, o truque de Vampiro de jogar sangue do teto deu errado, e ao invés de acertar o seu oponente, que no caso era Nash, acertou o publico, que tomou um susto e riu. As câmeras tentaram desviar a atenção, focando em Juventud Guerrera que estava ali também. Juventud Guerrera estava rindo histericamente enquanto Nash olhava com cara de decepção.

• Quando Flair ganhou o WCW Championship em 2000, os ratings subiram em 1.0, provando que Flair ainda era um superstar. Na semana seguinte, Bischoff resolveu fazer uma storyline onde Flair tinha um ataque cardíaco, perdia o belt e ficava um tempo fora.

• Flair finalmente voltou pra companhia, e seu primeiro ato foi ter outro ataque cardíaco e ser afastado outra vez…

• Nesse segundo, houve um funeral pra Ric Flair. Durante o funeral, Nash apareceu dentro do caixão com o cinturão da WCW e não conseguiu sair, ficando entalado.

• No mesmo dia, Nash lutou contra Jarrett pelo titulo que estava vago. Russo interferiu em Nash lhe acertou um powerbomb na ramp. Vampiro tentou fazer o truque do sangue mais uma vez, mas Nash se jogou no sangue e fingiu estar paralisado. Russo acabou sendo acertado, mas por alguma razão o sangue não fez efeito nele e ele continuou se movendo normalmente. Jarrett pinou o ensanguentado Nash e ganhou o belt.

• Como se já não fosse bizarro o suficiente, Nash venceu Jarrett pelo belt no programa seguinte, e na outra edição o championship mudou de mãos mais duas vezes. Em uma semana, o belt foi de Jarrett pra vago, de vago pra Jarret, de Jarrett pra Nash, de Nash pra Flair e de Flair pra Jarrett.

Terry Funk e Chris Candido tiveram uma luta num estábulo. Terry Funk quase morreu depois de levar um coice, fazendo a luta acabar enquanto ele gritava no chão “Cavalo maldito!”.

• Em 13 de junho, foi anunciada uma entrevista por telefone com Scott Hall. Quando ligaram pra casa dele, ele não estava em casa.

• Durante um mês, foram contratados especialistas pra fazerem pesquisas de público sobre o que fãs e antigos fãs de wrestling queriam ver na WCW. Os resultados foram basicamente unanimes: menos wrestlers velhos e storylines bobas, e mais wrestlers de verdade e cruiserweights. Russo demitiu todo mundo, alegando que as pesquisas eram mentira.

• Em uma match, Goldberg foi bookado a se recusar a levar um powerbomb de Nash e saiu do ringue. Os narradores começaram a narrar coisas como “não vai sair como combinado! Eles vão improvisar!”

• Russo bookou uma luta em novembro de 2000, onde os wrestlers competiam por caixas no ringue. Uma tinha o belt da WCW, outra tinha uma foto de Scott Hall, outra luvinhas e a última tinha uma boneca inflável.

• Houve um período no mesmo ano em que o world title mudou de mãos vinte vezes em 35 semanas. O mesmo belt (da NWA) mudou de mãos 35 vezes em mais de vinte anos.

• Em um segmento, Stevie Ray disse que queria falar uma coisa pro público presente e pros outros 5000 que estavam assistindo o programa. Os comentaristas tentaram disfarçar a baixa audiência dizendo “5000 em cada casa!”

Wrestlemania X-7 vendeu 48 mil ingressos no seu primeiro dia de vendas. O total de vendas do Starrcade do mesmo ano foi de 3500 ingressos.

• Enfim, a Warner recusou uma oferta 500 milhões de dólares pela WCW em 1999. Um ano depois, em 2000, Vince a comprou por 3 milhões de dólares.

Publicidade

Publicidade


O site WWEBrasil.com.br foi criado com a proposta de fornecer ao leitor os melhores artigos sobre pro-wrestling, em especial sobre a WWE.

Leia também

  • Triple H

    Chega ser cômico esse caso da WCW.

    • Gabala

      Todos os casos são cômicos, isso é uma compilação.

      • joao victor

        rachei no goldberg non title e depois champion

  • Lucas vieira

    Muito eny

    • Lucas vieira

      Engraçado*

  • Matheus

    A da ligação pro Scott Hall é cômica e triste ao mesmo tempo.

  • joao victor

    vince russo is a genio

  • ♠Luiz•Taker™

    WCB: World Championship Bugs