História da Extreme Championship Wrestling – ECW

Conheça a história de um grupo de renegados em um salão de bingo em Filadélfia que mudaram a forma que o mundo via o sports-entertainment.

Essa é a história de um grupo de renegados em um salão de bingo em Filadélfia que mudaram a forma que o mundo via o sports-entertainment. Começa em 1992 com a fundação da Eastern Championship Wrestling por um agiota chamado Tod Gordon e termina em 16 de fevereiro de 2010 com uma luta entre Christian e Ezekiel Jackson.

ECW originals, The Sandman, Sabu, Rob Van Dam e Tommy Dreamer
Durante o caminho, a ousada empresa, impulsionada pela visão ilimitada de Paul Heyman, lança a carreira de Rey Mysterio, Chris Jericho e Eddie Guerrero, provoca a Attitude Era e a Cruiserweight division, ofende os bons costumes, quebra mais cadeiras do que um acampamento de gordos, vai a falência, é descontinuada, ressurge como uma brand da WWE e é descontinuada novamente. O que foi deixado para trás são as memórias entrelaçadas em arame farpado sobre a mais corajosa brand do sports-entertainment.

Publicidade

25 de fevereiro de 1992 – As feras do Leste

Tod Gordon, um agiota e dono de uma joalheria, promove o primeiro card da Eastern Championship Wrestling na frente de 100 fãs no Original Sports Bar na Filadélfia. A primeira luta é um empate de 20 minutos de duração entre Stevie Richards e Jimmy Jannetty. Nas semanas por vir, a compania traz grandes nomes como Jim “The Anvil” Neidhart e Don Muraco, enquanto “Superfly” Jimmy Snuka é coroado o primeiro ECW Champion.

18 de setembro de 1993 – Mente Perigosa

O controverso Eddie Gilbert publicamente se retira do seu papel por trás das cenas com a ECW. No seu lugar, Tod Gordon coloca o antigo WCW Manager Paul E. Dangerously. Agora identificado pelo seu nome de nascença, Paul Heyman, o cientista maluco do sports-entertainment traz uma inspiração vinda da MTV e da cultura pop para apontar a ECW numa nova direção.

14 de agosto de 1994 – Senta aí

Incidente das cadeiras no ringue, ECW
Durante uma luta entre Cactus Jack e Terry Funk contra “Flyboy” Rocco Rock e Johnny Grunde da The Public Enemy, Funk pede para um fã no local para jogar uma cadeira, o Texano maluco comete o erro de pedir por mais cadeiras. Obedecendo o ídolo hardcore, os fãs fielmente começam a jogar steel chairs no ringue, vindo de todas as direções, cobrindo o ringue e derrubando Funk. A reputação da ECW começa a se espalhar.

27 de agosto de 1994 – Indo ao Extremo

Devido a sua associação com a National Wrestling Alliance, ECW carrega um campeonato para coroar um novo NWA World Heavyweight Champion, em que Shane Douglas ganha após bater 2 Cold Scorpio. Mas durante seu discurso de vitória, “The Franchise” joga no chão o title, proclama que a NWA está morta e se declara o novo ECW Champion. Na semana seguinte, Tod Gordon diz que as letras de ECW agora significam Extreme Championship Wrestling.

28 de agosto de 1994 – Posso levar outra?

Desprezado pelos fãs da ECW pelo seu jeito sorridente e de bom moço, Tommy Dreamer ganha o respeito da dura Philly crowd quando ele perde uma Singapore Cane Match para Sandman, e leva suas chibatadas como um homem. Com suas cobertas de hematomas, Dreamer recusa pedir por compaixão e ao invés disso vira para seu agressor e diz “Por favor, senhor, posso levar outra?” Nesse momento, um ícone hardcore nasce.

15 de abril de 1995 – Cane Dewey

Durante uma luta contra Terry Funk, Cactus Jack repara um fã na primeira fila segurando uma sign que diz “Cane Dewey” – uma mensagem direcionada ao filho de 3 anos de Jack. Indignado, o competidor começa uma série de atos anti-hardcore, onde ele verbalmente ataca a audiência que celebra seu sofrimento. Paul Heyman mais tarde chama isso de uma das maiores entrevistas feitas no mundo do sports-entertainment.

26 de agosto de 1995 – Melhor do Mundo

Dean Malenko e Eddie Guerrero deixaram os fãs de Filadélfia sem palavras com suas lightning-fast matches, estreando um estilo híbrido de Mexican e Japanese wrestling que nunca tinham visto antes nos Estados Unidos. Na última luta deles na ECW antes de se juntarem a WCW, os brilhantes competidores batalharam numa 2 out of 3 falls match que durou 30 minutos. Normalmente, os fãs da ECW cantam “You sold out!” para competidores que vão embora. Nessa noite, eles cantaram “Please don’t go!”

16 de setembro de 1995 – Ay Dios Mio!



ECW se recupera da saída de Dean Malenko e Eddie Guerrero com a introdução de luchadores mexicanos como Rey Mysterio e Psicosis. Nesse momento, os high flyers eram considerados muito pouco para a WCW e WWE, mas não por muito tempo depois do debut dos mascarados na ECW, WCW cria a Cruiserweight division. Uma década depois, Mysterio se tornaria World Heavyweight Champion na WWE.

18 de novembro de 1995 -Austin! Austin! Austin!

Recentemente demitido pela WCW enquanto lesionado, Steve Austin vem trabalhar para seu antigo manager, Paul Heyman. Com a liberdade de falar o que quer na TV, o competidor frustado detona Eric Bischoff, Hulk Hogan, Ric Flair e muitos outros. Austin só teve duas lutas na ECW, mas suas clássicas entrevistas ajudaram a formar seu futuro personagem Stone Cold.

24 de fevereiro de 1997 – Invasão dos Body Smashers

Depois de interromperem ambos King of The Ring 1995 e In Your House: Mind Games em 1996, ECW invade a RAW. Apesar da pequena divulgação nacional, os fãs de NYC apoiaram “The Eliminators“, “The Blue World Order” e Sabu, que pulou de cima das letras gigantes “RAW” que ficam em cima de onde os wrestlers entram.

Publicidade

13 de abril de 1997 – Barely Legal

O primeiro pay-per-view da ECW, Barely Legal, quase não aconteceu. Com muitas empresas de tv a cabo recusando a se associar com a empresa controversa, o evento, que foi feito num salão de bingo da Filadélfia que quase não tem poder suficiente para sustentar um live broadcast, apenas no último minuto a ECW consegue quem exiba. Apesar dos problemas, o show corre normalmente com Tazz e Sabu finalmente se enfrentando após um ano inteiro de rivalidade e Terry Funk captura o ECW Title num emocionante main event.

6 de junho de 1997 – Dreamer vence!

Uma rivalidade brutal de dois anos chega ao fim quando Tommy Dreamer finalmente se livra de seu inimigo de infância, Raven, numa selvagem Loser Leaves ECW Match. Após a derrota, Raven vai para a WCW onde se torna United States Champion. Dreamer continua na Terra do Extremo até a falência em 2001. Ele é o único competidor a ficar com a compania até o fim, ganhando o nickname “The Extreme Original”.

1 de março, 1998 – Quebrando Tudo

Na sua cidade natal, Bam Bam Bigelow finalmente vence o ECW Television Title, mas teve que literalmente quebrar tudo em Tazz para conseguir. O fato de dois competidores quebrarem um ringue é selvagem e inesperado, fãs da ECW expressaram sua surpresa com uma explícita chant que iria viver pra sempre no sports-entertainment após esse evento.

27 de agosto de 1999 – Virou nacional

ECW começa a ser transmitida nacionalmente na The Nashville Network (que depois mudou para Spike) e se tornou o canal mais qualificado devido a nenhum patrocínio e nenhum ganho para com a compania. Apesar disso parecer uma oportunidade de competir com a WWE e WCW num campo maior, o negócio acaba virando pesadelo quando alguns envolvimentos estragam o produto antes dele ser cancelado em outubro de 2000 quando a TNN assinou com RAW.

13 de abril de 2000 – História do título



A história do pro-wrestling é feita após Mike Awesome aparecer no WCW Monday Nitro enquanto era ECW Champion, dizendo que seu contrato com a ECW tinha sido rompido. Seguindo uma determinação legal, Awesome – agora um contratado da WCW – retorna para a ECW para enfrentar Tazz – um WWE Supestar – pelo ECW Title.

20 de abril de 2000 – Champion vs Champion



Uma semana depois, ECW Champion Tazz colide com WWE Champion Triple H no SmackDown. Apesar de seu título não estar em jogo, The Human Suplex Machine perde para The Game numa péssima derrota após Tommy Dreamer aparecer para ajudar Tazz, porém acidentalmente acerta ele com uma steel chair. Uma semana depois, Dreamer derrota Tazz pelo title.

7 de janeiro de 2001 – O fim começa

Sofrendo de sérios problemas financeiros de má decisões de negócios e também da perda de talentos para a WWE e WCW, ECW apresenta o último PPV deles, Guilty as Charged. O show, que teve como principal luta a luta entre Rob Van Dam e Jerry Lynn, envia a compania renegada uma alta nota. Três meses depois, em 4 de abril, ECW chega à falência com ativos financeiros totalizando 1.3 milhão de dólares e passivos financeiros totalizando quase 9 milhões.

9 de julho de 2001 – Frente Aliada

No RAW, um grupo de ex-ECW, incluindo Raven, Lance Storm e Tazz, se juntam com a WCW e Shane e Stephanie McMahon para a missão de derrubar Vince McMahon da WWE. Apesar da Alliance falhar em destruir o império de Vince, ECW continua com caras como RVD e Dudley Boyz, fazendo um grande impacto na WWE.

12 de junho de 2005 – One Night Stand

Em 2004, após finalmente comprar as ações da ECW de uma corte de falência, WWE libera o “The Rise and Fall of ECW,” que diz a história da promoção alternativa. O documentário é um sucesso, tanto que a WWE cria o pay-per-view ECW One Night Stand. Originalmente, era pra ser uma noite apenas, porém o show, onde Dudley Boyz venceram Tommy Dreamer & The Sandman, ajudou a renascer a brand.

13 de junho de 2006 – Renascimento



Dois dias após RVD vencer Jonh Cena pelo WWE Championship no segundo One Night Stand, WWE lançou ECW como uma terceira brand no Syfy. Estreando faces familiares na ECW como Sabu e Sandman e também alguns principais WWE Superstars como Big Show e Kurt Angle, o programa imediatamente atingiu o topo dos ratings do canal.

1 abril de 2007 – WrestleMania extrema



Mais de 80.000 fãs da WWE começaram a cantar “E-C-W” quando os ECW Originals Tommy Dreamer, Rob Van Dam, The Sandman e Sabu venceram a Eight-Man Tag Team Match na WrestleMania 23 quando Joey Styles e Tazz narraram a ação. É um grande momento para esses seis que começaram na frente de algumas centenas de fãs num salão de bingo na Filadélfia.

29 de março de 2008 – Fazendo história

Momentos antes do WrestleMania XXIV começar em Orlando, Kane ganhou uma battle royal pela oportunidade de desafiar Chavo Guerrero pelo ECW Championship. Mais tarde naquela noite, The Big Red Monster derrotou Guerrero para ganhar o título em 8 segundos, fazendo o recorde pela mais curta luta na história da WrestleMania.

7 de junho de 2009 – Tommy’s dream

No Extreme Rules – um evento da WWE inspirada pela ECW – Tommy Dreamer ganha uma Hardcore Rules Triple Threat Match contra Christian e Jack Swagger para se tornar o único wrestler na história a segurar as duas versões do ECW Championship, o da Old ECW e o da WWE. O triunfo emocional é uma prova da insistência e lealdade do ECW Original.

16 de fevereiro de 2010 – Final stand



No último episódio da ECW no Syfy, Ezekiel Jackson, com William Regal de Manager, ganha o ECW Championship de Christian numa Extreme Rules Match. Até que a WWE reviva a ECW novamente (tudo pode acontecer na WWE!), The Personification of Domination será conhecido como o último ECW Champion.

Escrito por: Airton Oliveira (@wrestlebr)

Publicidade


O site WWEBrasil.com.br foi criado com a proposta de fornecer ao leitor os melhores artigos sobre pro-wrestling, em especial sobre a WWE.

Leia também