As 50 lutas mais importantes na história da WWE

Lutas memoráveis que definiram eras, carreiras e criaram lendas. Confira quais são as 50 lutas mais importantes na história da WWE.

A história da WWE foi marcada por diversos momentos em que uma luta foi capaz de agregar e muito para o crescimento da empresa. Lutas memoráveis e que definiram eras, carreiras e criaram lendas. Confira quais são as 50 lutas mais importantes na história da WWE.

Publicidade

50. Undertaker vs. Kane

Undertaker vs. Kane - WrestleMania 14
Onde ocorreu: WrestleMania 14 no dia 29 de Março de 1988
Quem venceu: Undertaker
Qual a importância da luta: A luta não foi a melhor da história, mas teve sua importância para solidificar a feud entre duas lendas do wrestling mundial que na época ainda eram pouco conhecidos.

49. Shawn Michaels vs. John Cena

John Cena vs. Shawn Michaels - RAW 2007
Onde ocorreu: Monday Night Raw no dia 27 de Abril de 2007
Quem venceu: Shawn Michaels
Qual a importância da luta: Na verdade quase nenhuma, a não ser pelo fato de muitos considerarem a melhor luta já feita por John Cena. Sem contar que a luta durou apenas cerca de uma hora.

48. Triple H vs. Cactus Jack

Cactus Jack vs Triple H - RAW 1997
Onde ocorreu: Royal Rumble 2000 no dia 23 de Janeiro
Quem venceu: Triple H
Qual a importância da luta: Talvez essa foi a luta que provou que Triple H poderia ser uma lenda do wrestling, já que na época muitos ainda duvidavam da capacidade de Hunter estar no Main Event.

47. Shawn Michaels vs. Undertaker


Onde ocorreu: WrestleMania 25 no dia 09 de Abril de 2009
Quem venceu: Undertaker
Qual a importância da luta: Pode ser considerada a de melhor nível técnico entre todas as lutas em WrestleMania, uma luta entre duas lendas, um clássico lendário (Talvez tenha ficado nessa posição pela criação da luta não ter sido muito boa).

46. Razor Ramon vs. 1-2-3 Kid


Onde ocorreu: Monday Night Raw no dia 17 de Março de 1993
Quem venceu: 1-2-3 Kid
Qual a importância da luta: Outra luta que começou a formar o nome de um wrestler, foi o que aconteceu com 1-2-3 Kid que mas tarde se tornaria X-Pac, outro detalhe da luta foi um Cruiserweight vencer um Main Event, coisa quase improvável na época.

45. Sheamus vs. John Cena

Sheamus vs. John Cena
Onde ocorreu: TLC – Tables, Ladders and Chairs no dia 13 de Dezembro de 2009
Quem venceu: Sheamus
Qual a importância da luta: Bom talvez a luta poderia estar nessa luta por ser o primeiro World Title de Sheamus que recebeu um push imenso para se tornar hoje uma das principais estrelas da federação, mas o grande detalhe foi por John Cena ser o adversário e o impressionante foi que Sheamus venceu forma limpa.

44. Triple H vs. The Rock

The Rock vs. Triple H - Summerslam 1998
Onde ocorreu: Summerslam no dia 30 de Agosto de 1998
Quem venceu: Triple H
Qual a importância da luta: Uma grande luta envolvendo dois wrestlers na época jovens defendendo o Intercontinental Champion mas que hoje se tornaram lendas da WWE.

43. Money in the Bank Match

Money in the bank WrestleMania 21
Onde ocorreu: WrestleMania 21 no dia 03 de Abril de 2005
Quem venceu: Edge
Qual a importância da luta: Foi a primeira luta desse tipo e impressionou a todos por ser inovadora e pelo seu conceito ser diferente, além disso foi através da Money in the Bank que surgiram grandes wrestlers como Edge e The Miz, além de premiar veteranos como Kane.

42. Honky Tonk Man vs. Ricky Steamboat

Honky Tonk Man vs. Ricky Steamboat
Onde ocorreu: Superstars no dia 13 de Junho de 1987
Quem venceu: Honky Tonk Man
Qual a importância da luta: Essa luta começou um dos maiores reinados do Intercontinental Championship e começou o grande destaque sobre Honky Tonk Man.

41. Randy Savage vs. Hulk Hogan


Onde ocorreu: WrestleMania V no dia 02 de Abril de 1989
Quem venceu: Hulk Hogan
Qual a importância da luta: Poucas lutas são capazes de marcar uma era e esse é um grande exemplo, Hogan e Savage eram talvez os dois maiores nomes da época e seu combate no WrestleMania apesar de não ser uma grande luta foi memorável.

40. Randy Savage vs. Ultimate Warrior

The Ultimate Warrior vs. Randy Savage - WrestleMania VII
Onde ocorreu: WrestleMania VII no dia 24 de Março de 1991
Quem venceu: Ultimate Warrior
Qual a importância da luta: Foi uma luta sensacional entre duas grandes estrelas, Ultimate Warrior estava em ascensão enquanto Savage já tinha grande fama, o pequeno detalhe da luta foi que marcou um suposto afastamento de Savage dos rings, assim Warrior confirmou ainda mais seu nome vencendo uma das principais estrelas da época.

39. Bret Hart vs. British Bulldog


Onde ocorreu: Summerslam no dia 29 de Agosto de 1992
Quem venceu: British Bulldog
Qual a importância da luta: Ótima luta, tanto tecnicamente como emocionalmente, embora Bulldog nunca tenha recebido grande destaque na WWE esse título pode ser considerado uma coroação, já que essa luta pode ser considerada uma das principais lutas na história do Summerslam e que também ficou marcado pelo fato do Intercontinental Champion receber grande destaque.

38. Randy Savage vs. Ricky Steamboat


Onde ocorreu: WrestleMania III no dia 29 de Março de 1987
Quem venceu: Ricky Steamboat
Qual a importância da luta: Se fosse uma lista das melhores lutas de todos os tempos essa poderia concorrer a primeira posição, talvez a mais memorável pelo Intercontinal Championship e que deu inicio ao grande reinado de Steamboat.

37. Mark Henry vs. Randy Orton


Onde ocorreu: Night of Champions no dia 18 de Setembro de 2011
Quem venceu: Mark Henry
Qual a importância da luta: Não é fácil lutar 15 anos por uma federação sendo colocado em segments embaraçosos e sem ganhar nenhum destaque, Mark Henry pode não ter grande talento no ring ou com o microfone, mas com certeza é um dos wrestlers mais leais da história da WWE e essa luta serviu para coroar seu trabalho.

36. Brock Lesnar vs. The Rock

Brock Lesnar vs. The Rock
Onde ocorreu: Summerslam no dia 25 de Agosto de 2002
Quem venceu: Brock Lesnar
Qual a importância da luta: Primeiro título de Lesnar vencendo em cima de simplesmente The Rock.

35. Jeff Hardy vs. Undertaker

Onde ocorreu: Monday Night Raw no dia 01 de Julho de 2002
Quem venceu: Undertaker
Qual a importância da luta: Jeff Hardy cometeu grandes erros em sua vida, mas ninguém pode negar que Hardy sempre foi um grande adversário para qualquer um no ring e lutando contra Undertaker sendo um mero midcard Hardy provou seu valor.

34. Bret Hart vs. Owen Hart

Owen Hart vs. Bret Hart - WrestleMania X
Onde ocorreu: WrestleMania X no dia 20 de Março de 1994
Quem venceu: Owen Hart
Qual a importância da luta: A maior luta feita por Owen Hart onde ele provou que estava pronto para qualquer título se não fosse a grande tragédia que aconteceu em sua carreira.

33. Shawn Michaels vs. Undertaker


Onde ocorreu: Badd Blodd – In Your House no dia 05 de Outubro de 1997
Quem venceu: Shawn Michaels
Qual a importância da luta: A primeira Hell in Cell Match da história e a estréia de Kane na federação só isso (essa luta é mais uma que merecia estar bem acima nessa lista).

32. Shawn Michaels vs. Chris Jericho


Onde ocorreu: WrestleMania 19 no dia 30 de Março de 2003
Quem venceu: Shawn Michaels
Qual a importância da luta: Muitos consideram que essa luta começou a transformar Jericho na lenda que ele é hoje, além disso, foi a primeira grande luta após o retorno de Shawn e foi a grande luta do WrestleMania roubando a cena.

31. Randy Orton vs. Kurt Angle vs. Rey Mysterio

Rey acerta um 619 em Randy Orton
Onde ocorreu: WrestleMania 22 no dia 02 de Abril de 2006
Quem venceu: Rey Mysterio
Qual a importância da luta: O primeiro World Title da carreira de Rey Mysterio, um grande passo para transformá-lo em uma das maiores estrelas atualmente, vencendo dois grandes nomes. Essa luta também abriu espaço para lutadores que não eram “grandes” como Daniel Bryan, para que eles pudessem se tornar World Heavyweight Champions.

30. Chris Jericho vs. Steve Austin

Chris Jericho vs. Stone Cold Steve Austin Vengeance
Onde ocorreu: Vengeance no dia 09 de Dezembro de 2001
Quem venceu: Chris Jericho
Qual a importância: Primeiramente, Chris Jericho venceu essa luta para se transformar no primeiro Undisputed Champion da história e para completar ele teve que vencer somente The Rock e Steve Austin para ganhar esse título.

29. Shawn Michaels vs. Triple H vs. Chris Benoit

Triple H vs. Shawn Michaels vs. Chris Benoit
Onde ocorreu: WrestleMania 20 no dia 14 de Março de 2004
Quem venceu: Chris Benoit
Qual a importância dessa luta: Foi uma excelente luta, um ótimo nível técnico e muito emocionante, a celebração de Chris Benoit ao lado de Eddie Guerrero com certeza entrou para a história.

28. Stone Cold Steve Austin vs. The Rock


Onde ocorreu: WrestleMania XVII no dia 01 de Abril de 2001
Quem venceu: Stone Cold
Qual a importância da luta: Essa luta representou toda a Attitude Era pois levou seus dois principais nomes no principal evento da federação em uma No DQ Match pelo WWF Championship, com certeza uma das lutas mais históricas da WWE.

27. Edge vs. John Cena

Edge faz cash-in em John Cena
Onde ocorreu: New Year’s Revolution no dia 08 de Janeiro de 2006
Quem venceu: Edge
Qual a importância da luta: Foi o primeiro World Title da brilhante carreira de Edge e essa luta foi marcada por ser o primeiro Cash-in da história, onde Edge usou após Cena vencer uma Elimination Chamber, com essa luta Edge recebeu o nome de Ultimate Oportunist.

26. Randy Orton venceu Chris Benoit

Randy Orton vs. Chris Benoit
Onde ocorreu: Summerslam no dia 15 de Agosto de 2004
Qual a importância da luta: Randy Orton é hoje uma das principais estrelas da WWE e o mais surpreendente disso é que ele tem apenas 31 anos. Um dos fatos que ajudaram a isso é ter vencido Chris Benoit pelo World Heavyweight Champion se tornando o campeão mundial mais jovem da história.

Publicidade

25. Christian venceu Alberto Del Rio

Christian vs. Alberto Del Rio - Extreme Rules
Onde ocorreu: Extreme Rules no dia 01 de Abril de 2011
Qual a importância da luta: Para cada título que John Cena e Triple H vencem existe um wrestler esquecido que não recebe sua oportunidade, enquanto Edge vencia seus diversos World Titles, Christian estava sendo deixado de lado, mas quando pensamos que ele ia ser esquecido ele conseguiu vencer, não importa o que vai acontecer agora na carreira de Christian, mas essa luta foi muito importante para ele.

24. Eddie Guerrero venceu Brock Lesnar


Onde ocorreu: No Way Out no dia 15 de Fevereiro de 2004
Qual a importância da luta: O único World Title de Eddie Guerrero, o que é uma vergonha se formos considerar o talento de Eddie, esse momento será o mais memorável de Eddie Guerrero.

23. Triple H venceu Mankind


Onde ocorreu: Monday Night Raw no dia 23 de Agosto de 1999
Qual a importância da luta: Existiu um tempo que Triple H não tinha 13 World Titles, até essa luta ele ainda não havia ganhado nenhum, mas conseguiu vencer uma lenda do wrestling e hoje marca seu nome na história.

22. Batista venceu Royal Rumble Match

Batista vence Royal Rumble 2004
Onde ocorreu: Royal Rumble no dia 30 de Janeiro de 2005
Qual a importância da luta: Essa foi uma época de transição na WWE, novos wrestlers estavam surgindo, enquanto os veteranos estavam parando, essa Royal Rumble Match deu destaque para Batista e John Cena, que no WrestleMania seguinte venceram seus primeiros World Titles.

21. Undertaker venceu Jimmy Snuka


Onde ocorreu: WrestleMania VII no dia 24 de Março de 1991
Qual a importância da luta: Foi simplesmente o começo da Streak de Undertaker, uma das maiores streaks considerando qualquer esporte.

20. Edge e Christian venceram Hardys e Dudleyz


Onde ocorreu: Summerslam no dia 27 de Agosto de 2000
Qual a importância da luta: Essa luta marcou a inovação no que se tratava de estilos de luta, uma das lutas mais memoráveis da história, talvez a segunda TLC possa ter sido melhor, mas essa deu inicio a toda história e talvez tenha ajudado a criar outras lutas como a Money in the Bank.

19. Undertaker venceu Mankind

Mankind vs Undertaker - Hell In A Cell - King Of The Ring 1998
Onde ocorreu: King of the Ring no dia 28 de Junho de 1998
Qual a importância da luta: Uma das batalhas mais extremas da WWE, umas das imagens mais lembradas por fãs de wrestling e um referência quando se fala em Hell in a Cell Match.

18. Jim Duggan venceu Royal Rumble Match


Onde ocorreu: Royal Rumble no dia 24 de Janeiro de 1988
Qual a importância da luta: Quantas estrelas não foram criadas no Royal Rumble? Quantas rivalidades passaram pelo Royal Rumble? Essa luta deu inicio a tudo que temos hoje.

17. CM Punk venceu John Cena

CM Punk vs. John Cena - Money In The Bank 2011
Onde ocorreu: Money in the Bank no dia 17 de Julho de 2011
Qual a importância da luta: Pode parecer um exagero, mas essa luta pode ter começado uma nova era na WWE, além de criar o monstro que CM Punk se tornou.

16. The Rock venceu Hulk Hogan

The Rock vs. Hulk Hogan - WrestleMania 18
Onde ocorreu: WrestleMania X8 no dia 17 de Março de 2002
Qual a importância da luta: Dois ícones de duas eras lutando em uma WrestleMania, foi a luta em que Hulk Hogan passou a tocha para The Rock se tornar a grande estrela, essa luta pode ser considerada um choque de gerações e fez tanto sucesso que a WWE repetiu o feito com John Cena enfrentando The Rock.

15. Mankind venceu The Rock

Mankind WWF Champion
Onde ocorreu: WWF Raw is War no dia 04 de Janeiro de 1999
Qual a importância da luta: Essa luta tem grande importância por dois motivos, o primeiro é que foi o primeiro titulo de Mankind na WWE, o segundo é que nesse dia a wCw estava transmitindo um grande show ao vivo e a WWE resolveu colocar essa luta sendo sua principal arma e deu certo, a partir disso a WWF se manteve superior nos ratings.

14. Yokozuna venceu Koko B. Ware


Onde ocorreu: Monday Night Raw no dia 11 de Janeiro de 1993
Qual a importância da luta: Foi a primeira luta do show com mais episódios da história da TV.

13. Bret Hart venceu Ric Flair


Onde ocorreu: Superstars Live Event no dia 12 de Outubro de 1992
Qual a importância da luta: Bret Hart é uma das grandes estrelas da história do pro wrestling, nessa luta ele venceu seu primeiro titulo na federação, sobre Ric Flair, a partir desse momento Bret Hart irá protagonizar momentos históricos.

12. Hulk Hogan e Mr. T venceram Roddy Piper e Paul Orndorff

Hulk Hogan e Mr. T venceram Roddy Piper e Paul Orndorff
Onde ocorreu: WrestleMania I no dia 13 de Março de 1985
Qual a importância da luta: Esse foi o primeiro WrestleMania da história e no Main Event a WWF procurou alguma celebridade para elevar a fama do evento, Mr. T foi chamado e acabou vencendo a luta ao lado de Hulk Hogan e o evento foi um sucesso.

11. Wendi Richter venceu the Fabulous Moolah

Wendi Richter vs the Fabulous Moolah
Onde ocorreu: The Brawl to End It All no dia 23 de Julho de 1984
Qual a importância da luta: Essa luta terminou o maior reinado da história da WWE, quando Wendi venceu Moolah acabou interrompendo um reinado de simples 3651 dias, a luta acabou causando um choque em todos os fãs.

10. Razor Ramon venceu Shawn Michaels


Onde ocorreu: WrestleMania X no dia 20 de Março de 1994
Qual a importância da luta: Essa pode não ter sido a primeira Ladder Match da história, porém nessa luta conseguimos ver a escada sendo usada realmente como uma arma, alem da ótima qualidade da luta, essa pode ter sido a inspiração para as TLC e Money in the Bank.

09. Ultimate Warrior venceu Hulk Hogan


Onde ocorreu: WrestleMania VI no dia 01 de Abril de 1990
Qual a importância da luta: Essa pode ser a primeira passagem de tocha da história, Hulk Hogan foi o grande nome da federação durante longos anos, mas uma hora isso iria acabar então surgiu uma nova estrela chamada Ultimate Warrior.

08. Bret Hart venceu “Stone Cold” Steve Austin

Stone Cold Steve Austin vs Bret Hart (Ken Shamrock special referee)
Onde ocorreu: WrestleMania 13 no dia 23 de Março de 1997
Qual a importância da luta: A torcida foi muito importante para a luta, foi uma das lutas mais históricas na WWE, a narração foi fantástica, Stone Cold se transformou na lenda da Attitude Era enquanto Bret Hart foi meio que esquecido.

07. Hulk Hogan venceu Iron Sheik

Hulk Hogan vs Iron Sheik
Onde ocorreu: Live Event in Madison Square Garden no dia 23 de Janeiro de 1984
Qual a importância da luta: Foi o primeiro título de Hulk Hogan, o começo de um grande reinado que talvez tenha tornado Hulk Hogan na lenda que ele é hoje.

06. Shawn Michaels venceu Ric Flair

Shawn Michaels vs. Ric Flair - WrestleMania 24
Onde ocorreu: WrestleMania 24 no dia 30 de Março de 2008
Qual a importância da luta: A luta que supostamente encerraria a carreira de Ric Flair, uma luta lendária e de grande qualidade, uma lenda encerrando a carreira de outra lenda, ótima luta e muito emocionante.

05. Undertaker venceu Shawn Michaels

The Undertaker vs. Shawn Michaels (WrestleMania XXVI)
Onde ocorreu: WrestleMania 26 no dia 28 de Março de 2010
Qual a importância da luta: A storyline dessa luta foi muito boa e a qualidade técnica que esses dois apresentaram em pleno final de carreira foi louvável, o dia em que os dois melhores wrestlers da história se enfrentaram, acabou com Undertaker encerrando a carreira de Shawn Michaels, uma das lutas mais emocionantes da história e que se tornou histórica.

04. Shawn Michaels venceu Bret Hart

Montreal Screwjob
Onde ocorreu: Survivor Series no dia 09 de Novembro de 1997
Qual a importância da luta: Talvez a maior polêmica da história do pro wrestling, a luta que culminou na Attitude Era, a traição, o afastamento de Bret Hart da WWE, ou resumindo Montreal Screwjob.

03. Stone Cold Steve Austin venceu Shawn Michaels


Onde ocorreu: WrestleMania XIV no dia 29 de Março de 1998
Qual a importância da luta: Shawn Michaels sofria com varias lesões nessa época, chegando a se cogitar uma possível aposentadoria, então nessa luta foi derrotado por Steve Austin que na época ainda não tinha grande destaque mas que a partir disso se tornou um grande nome em uma das épocas mais importantes do wrestling a Attitude Era.

02. Hulk Hogan venceu Andre the Giant


Onde ocorreu: WrestleMania III no dia 29 de Março de 1987
Qual a importância da luta: Essa luta foi o que definiu a WWF como “legal” e que começou a trazer os fãs aos shows, além disso, o body slam aplicado por Hulk Hogan foi um dos momentos mais históricos do wrestling.

01. Shawn Michaels venceu Bret Hart

Bret Hart vs. Shawn Michaels
Onde ocorreu: WrestleMania XII no dia 31 de Março de 1996
Qual a importância da luta: A WWF acabava de passar pela Era Hogan onde os wrestlers não eram tão habilidosos e as lutas eram um pouco paradas, mas foi preciso uma renovação e Shawn Michaels era o nome ideal para isso, ele tinha o carisma necessário e a habilidade no ring para se tornar o grande nome daquela época, então foi colocado para lutar em uma Iron Man Match de uma hora contra Bret Hart, outra grande lenda do wrestling, na luta talvez mais emocionante da história, quem iria acreditar que naquela época dois lutadores iriam conseguir manter uma luta por uma hora? Mas esses dois conseguiram e não só aguentaram a luta como fizeram um grande espetáculo, Shawn Michaels saiu com seu primeiro titulo na WWE e elevou seu nome para ficar na história.

Publicidade


O site WWEBrasil.com.br foi criado com a proposta de fornecer ao leitor os melhores artigos sobre pro-wrestling, em especial sobre a WWE.

Leia também

  • bolha de sabão

    artigo foda

  • Rodrigo Chaves

    Bom artigo vcs deveriam voltar a publicar