As 10 melhores lutas de “Stone Cold” Steve Austin na WWE

“Stone Cold” Steve Austin definiu uma era, elevou a WWE para outro patamar e é inegavelmente uma lenda. Confira as 10 melhores lutas de Steve Austin na WWE.

“Stone Cold” Steve Austin sempre foi um ótimo profissional, sabia fazer ótimas lutas, ótimas promos, ótimos segmentos, interpretava bem suas gimmicks, como face, era fantástico, como heel, era excepcional. Tudo isso fez com que Austin se tornasse o favoritos dos fãs, o responsável por definir uma era. Confira as 10 melhores lutas de Steve Austin na WWE.

Publicidade

10. Chris Jericho e Chris Benoit vs. “Stone Cold” Steve Austin e Triple H – Monday Night Raw (21/05/2001)

Stone Cold Steve Austin e Triple H vs Chris Benoit e Chris Jericho
Em uma das maiores tag team matches de todos os tempos, os canadenses Chris Jericho e Chris Benoit enfretavam os top heels da empresa, a The Two Man Power Trip, Steve Austin e Triple H. Em uma luta impressionante em que ninguém queria entregar a vitória, a dupla canadense levou a melhor, e ficou com os títulos.

9. “Stone Cold” Steve Austin vs. The Rock – Wrestlemania XIX

The Rock vs Austin - WM 19
Após deixar a WWE em 2002 por estar descontente com os rumos que a direção criativa estava tomando, Austin retornou em 2003. The Rock que havia retornado de Hollywood, realizou uma promo em que dizia que havia conquistado tudo em sua carreira, menos uma coisa: Vencer Steve Austin em um WrestleMania.

Os dois haviam se enfrentado em duas ocasiões, ocasiões essas em que Steve Austin levou a melhor. Em uma luta sensacional, em que Austin aplicou o Rock Bottom, The Rock aplicou o Stunner, Rock venceu, após aplicar três Rock Bottom’s em Austin.

8. “Stone Cold” Steve Austin vs. The Rock – Wrestlemania XV

Stone Cold Steve Austin vs The Rock - WrestleMania 15
Quando Steve Austin estava decidido a acabar com o império de Mr. McMahon e vencer o WWF title, foi eliminado do Royal Rumble pelo próprio McMahon, que venceu aquela edição. Com McMahon rejeitando o title shot que o vencedor receberia para enfrentar The Rock pelo WWF title no WrestleMania XV, Shawn Michaels premiou Austin com aquele title shot, mas ele teria que vencer Mr. McMahon em uma Steel Cage match.

Durante a luta, Paul Wight (Big Show) fez sua estreia, atacando Austin, porém, em um desses ataques, Wight atirou Austin contra a Steel Cage, que se abriu e fez com que Austin tocasse o chão primeiro, fazendo dele o vencedor. No WrestleMania XV, Austin venceu The Rock para vencer o WWF Championship pela terceira vez.

7. “Stone Cold” Steve Austin vs. Kurt Angle – Summerslam 2001

Stone Cold Steve Austin vs. Kurt Angle - SummerSlam 2001
As sementes para a disputa do WWF title entre Steve Austin e Kurt Angle no SummerSlam 2001 foram plantadas no pay-per-view InVasion no mês anterior. Ambos representavam o time WWF contra o time Alliance (WCW/ECW), mas no final da luta, Austin se virou contra o time WWF, aplicando um Stunner em Kurt Angle. The Alliance saiu vitoriosa e Kurt Angle queria vingança.

Austin, que tinha virado heel no início do ano no WrestleMania, explicou que se sentiu traído por Vince McMahon e suspeitou que o mesmo queria Angle como seu próximo mega star, então ele se voltou contra Angle para ajudar o time Alliance a conquistar a vitória e fazer com que McMahon percebesse que ele subestimou Austin demais.

Essa foi uma luta intrigante pela história dos lutadores envolvidos. Enquanto Austin estava ganhando força e desenvolvendo sua personalidade “Stone Cold” durante o verão de 1996, Angle estava nos Jogos Olímpicos de Atlanta ganhando uma medalha de ouro. Há poucos wrestlers na história que conseguiram chegar em um nível elevado no qual Angle chegou. Apenas dois anos depois, ele estava fazendo sua primeira luta na WWE, uma dark match contra Owen Hart, e agora ele estava lutando no main event do SummerSlam contra provavelmente a maior estrela da história da WWE.

A luta em si foi uma grande mistura de brawling e wrestling puro. Angle tornou-se uma das poucas pessoas a dar kick out em um Stone Cold Stunner, tendo Austin também dado kick out do Angle Slam. No final, vários árbitros estiveram envolvidos, com a grande maioria sendo atacada por Austin. Porém, um árbitro favoreceu Austin, era o membro da The Alliance, Nick Patrick, que desqualificou Austin, fazendo com que o mesmo continuasse a ser WWF champion.

6. “Stone Cold” Steve Austin vs. Triple H – No Way Out 2001

Stone Cold vs. Triple H - No Way Out 2001
Steve Austin retornou de uma cirurgia no pescoço no final de 2000 com objetivo de encontrar o homem que tinha o atropelado no estacionamento no final de 1999 (essa foi a storyline para explicar sua longa ausência). Foi finalmente revelado que Triple H, sem dúvida o melhor wrestler na empresa naquele momento, estava por trás do ataque. Estava montado o cenário perfeito para uma rivalidade memorável que culminaria em uma Two Out of three Falls no No Way Out 2001, em Las Vegas.

A luta foi apelida de “Three Stages of Hell” e iria dispor de uma luta simples, uma street fight match, e, se necessário, uma cage match para decidir o vencedor. Como sempre, assim como em todas as Two Out of Three Falls, tivemos uma terceira luta para decidir o vencedor em uma cage match. Luta essa que se tornou a melhor luta da carreira de Triple H, e também uma das melhores lutas da carreira de Austin, os dois que já haviam lutado duas vezes anteriormente, voltaram e lutaram mais 40 minutos. Essa luta foi considerada pelo Pro Wrestling Torch a melhor luta do ano de 2001.

Após as duas primeiras lutas (Austin ganhou a luta simples, Triple H a street fight), a luta na cage chegou a uma conclusão memorável com Austin atacando Triple H e Triple H revidando com sua marreta, ambos foram ao chão, com Triple H caindo por cima de Austin para conseguir a vitória.

Publicidade

5. “Stone Cold” Steve Austin vs. The Rock – Wrestlemania X-Seven

Stone Cold vs. The Rock - Wrestlemania X-Seven
O WrestleMania X-Seven foi um evento especial, seria a primeira vez que a WWE realizaria o show em um estádio desde 1992 (WrestleMania VIII). E esse não era um estádio qualquer, era o famoso Astrodome em Houston. A última vez em que eles realizaram o show no estádio, haviam cadeiras vazias por todo lugar. Mesmo que estivesse no auge da Attitude Era, muitos céticos não acreditavam que a WWE conseguiria lotar o Astrodome. No mesmo estádio em que o “Rei do Rock and Roll” fez com que os ingressos se esgotassem, o “Rei da Attitude Era” não teria problemas em realizar o mesmo feito.

Stone Cold Steve Austin e Mr. McMahon
Mesmo o final questionável, a luta foi incrível. Depois de uma longa caminhada como top babyface da empresa, foi decidido que Austin voltaria a ser heel. Ele então fez o combinado, no maior palco de todos, em seu estado natal, na frente de um dos maiores públicos da história da WWE. Austin se juntou ao seu arqui-rival, Vince McMahon e derrotou The Rock para vencer o WWF title pela quinta vez. Enquanto a decisão questionável de fazer com que Austin voltasse a ser heel fez com que a programação da WWE fosse impactada negativamente pelo resto de 2001, a qualidade da luta entre Austin e Rock é inegável. Comparando as três lutas que eles tiveram em WrestleManias, essa é facilmente a melhor.

4. “Stone Cold” Steve Austin vs. Dude Love – Over The Edge 1998

Durante o verão de 1997, Mick Foley estreou o personagem Dude Love na WWE. Austin precisava de um parceiro de tag team, e teve que suportar o personagem que Foley criou quando ainda era adolescente. Austin e Love venceram Owen Hart e British Bulldog naquela noite para vencer os tag team titles.

Em 1998, Dude Love se tornou o fã número um da empresa, fazendo de tudo para agradar o chefe e vencer o WWF title. Mr. McMahon fez tudo o que podia para que Love levasse o WWF title no pay-per-view Over The Edge. Foi o árbitro especial, Gerald Brisco foi o ring announcer especial e Pat Petterson foi o cronometrista especial.

Quando a luta começou, as regras começaram a mudar, a critério de McMahon. Primeiro se tornou uma no disqualification match. Depois, quando os dois lutadores começaram a se combater fora do ringue, virou uma Falls Count Anywhere. Depois de um dos melhores brawls da história da WWE, Austin conseguiu vencer (em parte graças a Undertaker que ajudou a acabar com os capangas de McMahon).

3. Shawn Michaels vs. “Stone Cold” Steve Austin – Wrestlemania XIV



Uma luta entre Shawn Michaels e Steve Austin por si só já seria espetacular, agora imagine em um WrestleMania, e com Mike Tyson como árbitro, pois é. Essa luta aconteceu e Austin levou a melhor, vencendo com um Stunner, após uma luta espetacular. Durante a comemoração de Austin, Michaels se levantou frustrado e se mostrou irritado com Tyson, ao tirar satisfações, foi nocauteado pelo The Baddest Man On The Planet.

2. “Stone Cold” Steve Austin vs. Bret Hart – Survivor Series 1996



A gimmick “Stone Cold” começou a brilhar durante um período em que Bret Hart estava ausente decidindo se iria para a WCW ou renovaria com a WWE. Durante esse período, Austin tomou para si mesmo o nome Hitman. Quando Bret retornou antes do Survivor Series 1996, ele anunciou que sua luta de retorno seria contra o melhor lutador da companhia: Steve Austin.

Apesar dos dois já terem lutado um contra o outro antes dessa luta (mais notavelmente em uma tour do Oriente Médio no início de 1996), essa foi a primeira vez que a maioria dos fãs iria ver um contra o outro. Era óbvio que quase instantaneamente os dois desenvolveram uma grande química no ringue que nos proporcionaria grandes lutas para assistir durante meses. A multidão naquela noite no Madison Square Garden testemunhou um confronto lendário que foi apenas o início de uma das maiores rivalidades da história da WWE. Austin lamentou em um DVD recente que apesar da luta ter sido boa, ele e Bret concordaram que podiam ter feito ainda melhor. No final, Hart venceu Austin.

1. “Stone Cold” Steve Austin vs. Bret Hart – Wrestlemania XIII



Luta clássica. Melhor luta daquele ano. A melhor luta na história do WrestleMania. Essas são as frases que têm sido usadas para descrever a luta épica entre Austin e Bret Hart no WrestleMania XIII.

Para efeito de comparação de como a carreira de Austin decolou depois de 1996, você deve comparar suas lutas no WrestleMania de 1996 e 1997. Em 1996, ele lutou contra Savio Vega para encerrar uma rivalidade que deve ser esquecida. Em 1997 no WrestleMania 13 ele estava lutando contra a maior estrela da companhia, Bret “The Hitman” Hart.

Não se engane, Austin e Hart foram os responsáveis por começar a era que mais tarde seria conhecida como Attitude Era. Após o retorno de Hart no Survivor Series em novembro de 1996, os dois continuaram sua rivalidade até o começo de 1997. No Royal Rumble em janeiro, parecia que Hart havia vencido o Royal Rumble, ele eliminou Austin, mas os árbitros não viram, permitindo que Austin voltasse ao ringue, eliminasse Hart e vencesse o Royal Rumble daquele ano. Depois, no evento In Your House, em fevereiro, Austin e Hart eram parte de uma excelente fatal four way match pelo WWF title (Shawn Michaels havia deixado o título vago recentemente) que Hart venceu. Na noite seguinte, no RAW, Hart perdeu o título para Psycho Sid graças à interferência de Austin. Cenário perfeito para a incrível submission match que aconteceria no WrestleMania em Chicaco.

Olhando para trás, essa luta claramente deveria ter sido pelo WWF title. Ninguém se lembra do main event Undertaker vs. Sid pelo título, mas todos se lembram dos momentos emblemáticos da luta entre Austin e Hart. Ken Shamrock foi trazido como árbitro especial (Hart havia convencido Shamrock de quem entre no mundo do pro-wrestling seria um ótimo rumo para a carreira dele). A luta tinha tudo para ser boa: A maior estrela da WWF, a estrela crescente da WWF, e um dos lutadores mais bem sucedidos do UFC na época. Adicione a lista um público apaixonado de Chicaco, só poderia ser especial.

O final da luta marcou um novo ponto de partida para o futuro da empresa. Austin e Hart trocaram de lado quando o heel Austin oficialmente se tornou o top babyface da empresa, enquanto o babyface Hart se tornou o top heel da empresa. E isso foi realizado com maestria, com Bret aplicando um Sharpshooter enquanto Austin se recusava a desistir. As imagens lendárias de Austin tentando resistir ao Sharpshooter são épicas. No final, com Austin desacordado, Shamrock parou a luta e ergueu a mão de Hart, que acabou vencendo.

A torcida ficou impressionada com o fato de que Austin era tão durão ao ponto de resistir até ficar desacordado e não desistir. Eis que o heel turn de Hart ocorreu quando o mesmo chutou o desmaiado Austin. Enquanto Hart deixando o Rosemont Horizon sob um coro de vaias, Austin saiu em maio a aplausos, sem a ajuda de ninguém. Isso marcou o início da sacramentação da carreira de Austin como top babyface, sacramentação essa que iria levar a empresas a alturas jamais vistas anteriormente.

Menção honrosa

Steve Austin vs. Chris Benoit (WWE SmackDown 31 de maio, 2001)

Quando Chris Benoit foi para a WWE no início do ano 2000, Steve Austin estava fora devido a uma cirurgia no pescoço. Austin vs. Benoit era considerada por fãs uma dream match, então os fãs contavam os dias para um possível encontro entre esses dois. O primeiro encontro entre eles foi durante a incrível tag team match em que Austin e Triple H enfrentaram Benoit e Jericho, onde a dupla canadense levou a melhor e venceu, e Triple H saiu lesionado.

Pouco mais de uma semana após essa clássica luta, Austin e Benoit se encararam novamente em um RAW is WAR na cidade Calgary. Durante essa luta, o heel AUstin aplicou um Sharpshooter em Benoit e Mr. McMahon mandou soarem o gongo (uma das diversas vezes em que o Montreal Screwjob foi recriado) para dar a vitória ao WWF champion Austin. Naquela mesma semana, em uma edição do SmackDown!, Austin concedeu a Benoit uma revanche pelo título (para desgosto de Vince McMahon) e o resultado foi uma incrível luta, rara na televisão gratuita.

Publicidade


O site WWEBrasil.com.br foi criado com a proposta de fornecer ao leitor os melhores artigos sobre pro-wrestling, em especial sobre a WWE.

Leia também