A história do WWE World Heavyweight Championship

O World Heavyweight Championship possui uma história grandiosa, tendo sido carregado por alguns lutadores, tornando alguns verdadeiras lendas do universo WWE.

Hoje o nosso assunto é um dos World Titles da WWE, não é o title que leva o logo da empresa, mas não deixa de ser um cinturão importante. Ele possui uma história controvérsia. Esse título já teve inúmeros campeões, lutas sensacionais, e tudo que o faz ser o que é atualmente.

Rey Mysterio - World Champion

Publicidade

Origem

Bom, o World Championship tem uma história legal. Tudo começou quando a WCW separou-se oficialmente da NWA e virou uma federação, então criando seu título, o WCW World Heavyweight Title. O title foi disputado por muitos wrestlers, o primeiro champion foi Ric Flair, porém a WWE não reconhece ele como o champion, e sim Lex Luger. O último champion foi Chris Jericho quando ganhou o WWE Championship, unificou-os e criou o Undisputed Championship, em 2001.

Aquisição da WCW pela WWE

Em 2001, como todos aqui sabem, a WWE comprou a empresa rival que estava mais fraca, a World Championship Wrestling. Com isso o título foi adquirido pela empresa juntamente, e foram vários campeões até a unificação: The Rock, Chris Jericho, Booker T, Kurt Angle. Até que Jericho ganha o WWE Championship tornando-se o Undisputed Champion.

Separação dos títulos

Em 2002, mais especificamente 2 de setembro, foi criado o World Heavyweight Championship da WWE, porque os titles foram separados. O World Heavyweight Championship era do RAW, Eric Bischoff deu o título ao wrestler que segundo ele era o mais merecedor, Triple H. Enquanto o WWE Championship, voltando a forma original, foi para a SmackDown.

O título ficou um bom tempo no RAW, até o Draft de 2005, quando o atual campeão Batista foi para o SmackDown. O título ficou lá até 2009, Cena trouxe de volta pra RAW. Mais uma vez nesse mesmo ano o belt que estava viajando bastante voltou pra o SmackDown.

Publicidade

Atualmente

Randy Orton
Após o WWE Champion Randy Orton vencer o World Heavyweight Champion John Cena em uma Tables, Ladders and Chairs no TLC 2013. Randy Orton unificou ambos.

Top 5 lutas

5. Elimination Chamber Match – Survivor Series 2002
Essa luta foi histórica, Shawn Michaels ganhou o World Heavyweight Champion que pertencia a Triple H. Estavam nessa match caras sensacionais como Booker T, Chris Jericho, Rob Van Dam e Kane. Vários finishers, golpes sensacionais. Shawn saiu com a vitória no final, levando o título.

4. Rey Mysterio vs. Kurt Angle vs. Randy Orton – Wrestlemania 22
Luta simplesmente fantástica, Rey torna-se World Champion pela primeira vez, no ano que ganhou o Royal Rumble sendo o segundo a entrar. Além do mais, o build-up da luta foi fora de série, aquela promo do Angle fazendo aquele discurso motivando o Rey foi um dos momentos mais marcantes da WWE. Em 2006 Rey estava recebendo um pop enorme, nada mais justo que o title em pleno WrestleMania.

3. Chris Benoit vs. Triple H vs Shawn Michaels – Wrestlemania XX
Outra luta histórica, Chris Benoit escrevendo seu nome na história do wrestling ao tornar-se World Heavyweight Champion, contra duas lendas vivas. Ele venceu depois de fazer Triple H dar tap-out. Após vencer, veríamos um dos momentos mais marcantes da história da WWE, quando Eddie Guerrero vem até o ringue para comemorar junto do amigo.

2. Triple H vs Shawn Michaels – Armageddon 2002
3 Stages of Hell Match, já imaginam o que foi essa luta. Shawn era o campeão, e seu desafiante o ex-parceiro de DX, Triple H. Luta muito boa do começo ao fim, com spots e uma química muito boa por partes desses wrestlers. O final foi mais legal ainda quando Triple H derrubou Shawn da escada quando ele estava quase agarrando o título, emocionante.

1. Chris Jericho vs The Rock / Chris Jericho vs Steve Austin – Vengeance 2001
O que dizer sobre Chris Jericho? Unificou os títulos, ganhou das duas maiores lendas do negócio na mesma noite com uma diferença de 40 minutos apenas. O primeiro Undisputed Champion, derrotou The Rock para ganhar o WCW World Heavyweight Championship, depois no main event ganhou o WWE Championship de Stone Cold.

Publicidade


O site WWEBrasil.com.br foi criado com a proposta de fornecer ao leitor os melhores artigos sobre pro-wrestling, em especial sobre a WWE.

Leia também