A famosa “fórmula Goldberg”

Goldberg obteve um imenso sucesso em seus tempos de wCw, muito graças a seu personagem. Desde então, a WWE tem repetidamente tentado recapturar seu sucesso.

Em 1997, o mundo da luta livre foi virado de cabeça para baixo com a ascensão de Bill Goldberg. Desde então, Vince McMahon tem repetidamente tentado recapturar o sucesso que a wCw teve com Goldberg, com a famosa “fórmula Goldberg“.

Y2J vs Goldberg
McMahon basicamente pegou o personagem de Goldberg e fez uma espécie de fórmula para futuros superstars como Batista, Brock Lesnar, Bobby Lashley e, mais recentemente Ryback. Houve vários graus de sucesso, mas ele nunca foi capaz de capturar o sucesso que Goldberg vivenciou na wCw.

Até mesmo a TNA tentou recriar o sucesso de Goldberg. Quando Matt Morgan começou sua carreira solo (Antes da gimmick de “Blueprint“), ele foi selado com a “fórmula Goldberg”. Ele copiou os maneirismos, taunts e até mesmo os rosnados de Goldberg. Até mesmo seu finisher (Hellevator) era uma cópia do Jackhammer.

A diferença era, em vez de atirá-los horizontalmente como Goldberg, ele os atirava verticalmente. Depois, veio Crimson, que era também muito similar, até mesmo sua streak. No entanto, nem mesmo a TNA conseguiu recriar a magia de Goldberg. Não que todo superstar grande e monstruoso seja uma cópia de Goldberg.



Vamos aos fatos, Goldberg foi o primeiro a usar a gimmick de “Super Soldado“. Por “Super Soldado”, não queremos dizer que ele foi um soldado literalmente, Goldberg foi o primeiro grande lutador a ser “Melhor, mais rápido e mais forte”. Ele era o superstar mais dominante da wCw. Grande, arrojado e mais forte que a concorrência, com seu estilo único.

Agora, vamos olhar os outros lutadores dominantes. Andre (Big Show) era um gigante, Ultimate Warrior era uma espécie de herói vindo dos quadrinhos, Psycho Sid era mentalmente instável, Undertaker veio do mundo dos mortos. Hulk Hogan e John Cena são patriotas que acreditam no trabalho duro, Kane e Abyss são “monstros”, Yokozuna era um lutador de sumô, A tag team The Legion of Doom era formada por guerreiros pós-apocalípticos. Curiosamente, o cara mais próximo de Goldberg antes de Goldberg foi Ken Shamrock. Mas apenas passou perto.



Depois de Bill Goldberg, você começou a ver mais personagens como ele. É só analisar. Novos lutadores com conceitos parecidos começaram a surgir. Caras como Batista, Bobby Lashley e Ryback. Brock Lesnar foi outro cara que era bookado como Goldberg. A fórmula de caras grandes sempre foi um sucesso no mundo do pro-wrestling, porém foi a “fórmula Goldberg” que aprimorou ainda mais os main eventers e a forma com que eram vistos.

Publicidade

Publicidade


O site WWEBrasil.com.br foi criado com a proposta de fornecer ao leitor os melhores artigos sobre pro-wrestling, em especial sobre a WWE.

Leia também